MEISHU-SAMA FUNDOU A
IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL?
Essa pergunta talvez pareça atípica para a maioria das pessoas que conheceu ou já ouviu falar de Meishu-Sama, mas, após o renascimento da Igreja Mundial do Messias, essa passou a ser a dúvida que não quer se calar: Meishu-Sama fundou a Igreja Messiânica Mundial ou a Igreja Mundial do Messias?
A resposta para essa pergunta não é nenhum enigma cercado de mistérios e, por incrível que pareça, pode ser encontrada em uma publicação da própria Igreja Messiânica Mundial – Igreja Mãe: a biografia de Mokiti Okada (Meishu-Sama), o livro Luz do Oriente.
Naturalmente, a maioria de nós acredita (ou acreditava) que Meishu-Sama havia fundado a Igreja Messiânica Mundial em 1 de janeiro de 1935. Mas não, a Igreja de Meishu-Sama não foi fundada em 1935. Segundo o sumário biográfico do livro Luz do Oriente, nessa data foi fundada a Dai Nihon Kannon Kai.
Seria então “Igreja Messiânica Mundial” a tradução do nome Dai Nihon Kannon Kai? Infelizmente, não...Vejamos: Dai é “grande”; Nihon é “Japão”; Kannon não necessita de explicações; e Kai é “associação”. Ou seja, Dai Nihon Kannon Kai significa “Associação Kannon do Grande Japão”.
Qual seria então o original em japonês para “Igreja Messiânica Mundial”?
Muitas instituições pregam que “Igreja Messiânica Mundial” é a tradução do termo Sekai Kyusei Kyo. Resta, então, identificar a data da fundação da Sekai Kyusei Kyo para encerrarmos de uma vez por todas com essa discussão.
No entanto, o termo Sekai Kyusei Kyo não consta no sumário biográfico da biografia de Meishu-Sama. Na página 728 do volume II do original em japonês, publicado pela “Igreja Mãe” em 1981, consta que, no dia 4 de fevereiro de 1950, a Igreja Kannon do Japão e Igreja Miroku do Japão foram dissolvidas para fundação da Sekai Meshiya Kyo. Meishu-Sama fundou a Sekai Meshiya Kyo e não a Sekai Kyusei Kyo. Se o termo Sekai Kyusei Kyo significa Igreja Messiânica Mundial e Meishu-Sama fundou a Sekai Meshiya Kyo, isso significa que a Igreja fundada por Meishu-Sama é a Igreja Mundial do Messias...
Agora que a verdade está vindo à tona, depende de cada um de nós: assumimos ou não o sentimento de Meishu-Sama?
Assumamos os sentimentos de Meishu Sama!
ResponderExcluir