Com a proposta de levar às pessoas alegria, prazer,
reflexão e vitalidade por meio da alimentação
saudável, a Fundação Mokiti Okada realizou o VI
Encontro de Nutricionistas“Alimentação Natural
da Teoria à Prática”. O evento ocorreu em 26 de
agosto, em São Paulo (SP),com a presença de cinco
palestrantes e mais de 100 participantes.Setembro de 2017
No período da manhã, a nutricionista Selma de Britt o Gonçalves ministrou a palestra “Normativas da nutrição clínica”, em que apresentou a estrutura do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN); a legislação da nutrição clínica; a prescrição dietética por técnicos em nutrição; a postura e ética do trabalho do nutricionista nas redes sociais e o Guia Alimentar Brasileiro produzido pelo Ministério da Saúde. Com a abordagem “Aplicação da teia nutricional na prática funcional”, a nutricionista Neiva Souza explicou que a nutrição funcional aplica a ciência dos nutrientes segundo a individualidade bioquímica de cada um. “Atualmente, a alimentação das pessoas segue a pirâmide invertida com o consumo inadequado de alimentos. O que sustenta e agrava essa pirâmide é a utilização de medicamentos para combater doenças”, destaca. Isso vai de acordo com o que Mokiti Okada ensinava: “Mas por que os remédios são venenos? Quando criou o homem, Deus criou também os alimentos, para manutenção da sua vida. A eles, atribuiu sabor, e ao homem, o sentido do paladar. Assim, o homem vive pela alimentação, e não se alimenta para viver.” Neiva também alertou sobre a alimentação detox. “Não é apenas o suco detox que eliminará as toxinas do organismo. É a alimentação baseada em uma série de nutrientes com caráter detox que ajuda a eliminar fi siologicamente as substâncias”, explica. Na parte da tarde, o educador físico João Baptista Gil Júnior abordou a “Gestão da felicidade pela alimentação e atividade física; o chef Renato Caleffi proferiu a palestra “Gastronomia orgânica e funcional” e a nutricionista Renata Pinott i falou sobre “Alergia Alimentar – um novo olhar para as alergias alimentares.” A participante Renata Bendel
diz: “É a primeira vez que participo do encontro. Eu atuo como nutricionista há onze anos, na área de hotelaria, em São Roque (SP). Apesar de estar em uma região favorável para orgânicos, próxima de Ibiúna e Piedade, ainda temos difi culdades em receber esses alimentos.” Participando pela primeira vez do evento, a nutricionista Camila Torres Rodrigues desejava saber mais sobre a área clínica. “Gosto da alimentação orgânica e a pratico em casa, e passo para os pacientes na clínica onde trabalho”, conta. O encontro ocorre anualmente e é organizado pela equipe de Alimentação Natural, da FMO. Nesta edição, participaram mais de cem pessoas vindas da capital, do interior e do litoral de São Paulo, além do Rio de Janeiro e Bahia. Os palestrantes responderam às dúvidas da plateia; houve coffee break, sorteio de brindes e venda de livros.
Atuação da Alimentação Natural Mokiti Okada expressa: “No que se refere aos produtos alimentícios, a grande quantidade de alimentos provenientes do mar, as verduras variadas e a técnica da culinária também evidenciam uma cultura muito característica, que vivifi ca o sabor natural das coisas.” Seguindo suas orientações, o setor de Alimentação Natural é composto por um grupo de nutricionistas, culinaristas e engenheira de alimentos que estudam a alimentação natural/orgânica, elaboram livros e receitas e promovem diversos cursos, ofi cinas, eventos e palestras.
No evento, foi lançado o livro “O Sabor das Estações V – Aroma de Horta”, que aborda a variedade de legumes, verduras e temperos; apresenta a sazonalidade de alguns alimentos e oferece cerca de 40 receitas que integram vegetais e hortaliças orgânicas. A publicação pode ser adquirida na loja virtual da FMO: www.loja.fmo.org. br ou na loja física: Rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana – São Paulo (SP). O próximo encontro será em 25 de agosto de 2018. Acompanhe o site www.fmo.org.br e conheça a programação dos próximos eventos da FMO.
0 comentários:
Postar um comentário